A atuação de uma área de instabilidade favorece a formação de nuvens de tempestade em grande parte do Brasil nesta semana. Em função disso, treze estados e o Distrito Federal estão sob alerta para tempestades e chuvas intensas até às 10h desta quinta-feira (10), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Os cenários mais preocupantes são do sudoeste do Paraná, oeste de Santa Catarina, noroeste do Rio Grande do Sul e parte sul do Mato Grosso do Sul. Estes pontos receberam alerta laranja, que indica tempestade perigosa.

Leia Também:

A previsão é que o acumulado de chuva deve variar entre 50 e 100 mm por dia, com ventos podem chegar a 100 km/h. Ainda há possibilidade de queda de granizo. Não estão descartados alagamentos, quedas de energia e outros problemas relacionados ao mau tempo.

Semana será de muita chuva no Brasil (Imagem: Cris Faga/Shutterstock)

Já o alerta amarelo foi emitido para Acre, Amazonas, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo, Espírito Santo, Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Nestas regiões, há possibilidade de queda de granizo e acumulados de chuvas de até 50 mm por dia. No entanto, é baixo risco de corte de energia elétrica ou de outros estragos. As informações são do UOL.

Leia mais

Há risco de descargas elétricas (Imagem: Gerdzhikov/Shutterstock)

Como se manter seguro em caso de tempestade intensa

  • O Inmet orienta que a população evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante fortes tempestades.
  • Em caso de rajadas de vento, a recomendação é que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas.
  • Além disso, é desaconselhado estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
  • Estragos causados pelo mau tempo devem ser informados à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).